O Instituto Pirilampos, como parte da sua parceria com Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizará, nesta sexta-feira, 20, o I Encontro Cultural em alusão ao Dia da Resistência Indígena, no auditório Alexandre Borges da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com início às 9h. O evento é aberto ao público e tem o objetivo de compartilhar as tradições, identidades culturais e caminhos percorridos pelo povo indígena venezuelano.
O encontro vai contar com a apresentação do trabalho do Súper Panas nas questões indígenas, e a exposição de danças e cantos tradicionais, apresentado por crianças e adolescentes dos abrigos humanitários indígenas Waraotuma a Tuaranoko e Jardim Floresta. Na parte externa, o público também vai poder prestigiar a exposição de artesanato Warao.
A presidente do Instituto Pirilampos, Mariann Mesquita, destaca que o evento é um importante espaço para compartilhar as tradições, identidades culturais e caminhos percorridos pelo povo indígena venezuelano. “Acredito que será uma experiência enriquecedora para todos, além de ajudar a combater os estereótipos e preconceitos que existem”, disse.
Confira a programação:
9h Abertura – Vídeo de apresentação e boas-vindas com fala do Instituto Pirilampos e UNICEF;
10h Apresentação de canto – Abrigo Waraotuma a Tuaranoko;
10h15 Apresentação de dança – Abrigo Waraotuma a Tuaranoko;
10h30 Apresentação de canto – Abrigo Jardim Floresta;
10h45 Apresentação de dança – Abrigo Jardim Floresta;
11h Agradecimentos e fala aberta ao público;
11h30 Distribuição de lanche e momento para prestigiar o espaço de mostra de artesanato.