Campanha do Instituto Pirilampos aborda xenofobia em Roraima

Roraima é o estado brasileiro que mais recebe refugiados e migrantes venezuelanos, por estar na região de fronteira. Em 2015, com o agravamento da crise humanitária vivida no país vizinho, o movimento de migração se intensificou e, em um período de quatro anos, fez com que o Brasil registrasse 178 mil solicitações de refúgio e de residência temporária. Nesse contexto, o estado passou a lidar com diversas problemáticas, entre elas, a xenofobia. Pensando nisso, o Instituto Pirilampos, por meio de uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), realiza nos espaços Súper Panas uma campanha, que visa informar à população migrante sobre seus direitos e canais de denúncia.

 

A assistente social responsável pela ação, Leila Visitainer, afirma que dentro dos abrigos humanitários, no Posto de Recepção e Apoio da Operação Acolhida e em ocupações espontâneas de venezuelanos, chegam diariamente até às equipes de proteção diversos relatos de xenofobia.

“A própria comunidade relata para a equipe. Esses relatos chegam principalmente por meio das crianças e adolescentes, principalmente dentro do convívio escolar. Por isso, é o nosso dever levar essa orientação, e promover um espaço de empatia e livre de preconceitos, onde podemos orientá-los a como agir diante dessas situações e indicar os canais de denúncia”, disse.

 

Leila destaca ainda que é importante conscientizar essa população, que muitas vezes não sabe que esse comportamento se trata de um crime, o qual é previsto punição para quem o comete.

“Estamos realizando junto às crianças, adolescentes e suas famílias atividades práticas, lúdicas e didáticas, que os levam a entender  sobre a xenofobia. Também estamos distribuindo panfletos que demonstram o que se configura o ato e como denunciar”, completou.

 

O espaço Súper Panas está trabalhando o assunto durante toda a semana com o propósito de dar a visibilidade necessária para que as pessoas não se calem, e para que elas saibam que há um espaço seguro para denunciar.