Espetáculo de Dança
Crianças migrantes apresentam espetáculo ‘Danza Tu Historia’ no Teatro Municipal de Boa Vista

Apresentação acontece nesta terça-feira, 29.

O projeto “Súper Panas”, de iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e implementação do Instituto Pirilampos, encerra mais um ciclo de oficinas de dança. Com o espetáculo “Danza Tu Historia”, as crianças dos abrigos humanitários Rondon 1, Rondon 5, Pricumã e Jardim Floresta vão apresentar músicas como Heart Cry, Color Esperanza e Baby Shark. O evento ocorre no Teatro Municipal de Boa Vista na próxima terça-feira (29).

A vice-presidente do Instituto Pirilampos, Regila Amorim, destaca que a apresentação é um momento de concretização das atividades desenvolvidas durante o ano.

“Fico muito feliz que as crianças dos abrigos humanitários tenham a oportunidade de se apresentar em um local como o Teatro Municipal de Boa Vista. Será uma experiência única que, com toda certeza, ficará marcada na vida dessas crianças e adolescentes”, explicou.

Por parte da equipe do UNICEF em Roraima, a Oficial de Educação, Julia Caligiorne, afirma que mais do que expressar-se culturalmente, a dança impacta a vida das crianças de maneira ampla. “O envolvimento social fortalece os laços e as interações de amizade, além de beneficiar a saúde física e mental das crianças que se envolvem criativamente enquanto brincam e praticam a atividade.” 

A professora de dança e uma das idealizadoras do evento, Eduarda Azevedo, conta que a ideia do espetáculo surgiu como a necessidade de sair do ambiente do abrigo e externalizar o aprendizado das crianças.

“Houve a necessidade de levar como essas crianças se sentiam por meio da dança, pois temos cenas que falam sobre alegria, recomeço, determinação e esperança. Apesar do pouco tempo de preparação, estamos muito animadas com o espetáculo”, disse.

A professora de dança e idealizadora do espetáculo, Aila Gama, afirma que a estreia das crianças nos palcos é motivo de animação e orgulho por parte dos familiares, que acompanharam todo o processo de preparação.

“Estamos felizes com a oportunidade de finalizar essa oficina de uma forma tão bonita. Por isso, a expectativa é que todos curtam esse processo e que todas elas consigam transmitir com a dança os seus sentimentos, sejam eles de alegria, superação ou esperança”, declarou.

O evento 

A programação tem início às 10h e contará com a apresentação de abertura do grupo de dança Brother’s Crew e apresentação cultural da Cia Independente. Confira as cenas do espetáculo:

1 – Heart Cry; 

2 – Dos Oruguitas;

3 – Viva tu história;

4 – Baby Shark; 

5 – Eu vou dançar;

6 – Revolution;

7 – Color Esperanza;