Projeto de Acolhimento e Integração às Comunidades Escolares de Boa Vista

A última semana foi marcada pelo início do Projeto de Acolhimento e Integração às Comunidades Escolares de Boa Vista.
Uma iniciativa com parcerias grandiosas como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Instituto Pirilampos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR). Com oportunidades inovadoras de formação para os acadêmicos da UFRR, em resposta ao enfrentamento de desafios no nosso ensino local.

Serão contempladas inicialmente 10 Escolas Municipais em diversos pontos da nossa capital, a fim de desenvolver ações multiculturais, que acolham e integrem todas as crianças, inclusive estrangeiros e indígenas.

Contaremos com o suporte de professores supervisores que complementem o quadro técnico, que juntamente com os bolsistas dos cursos de Letras, Pedagogia e Artes da UFRR, terão como objetivo identificar, desenvolver e sistematizar práticas pedagógicas bem-sucedidas e significativas, para o desenvolvimento da autonomia das crianças dos ensinos inicias.

Essas práticas serão compartilhadas com outros educadores da rede, que enfrentam desafios semelhantes e possuem potencialidades equivalentes para lidar com esses desafios.

Para Mariann Mesquita, presidente do Instituto Pirilampos, o início do projeto representa um marco histórico em nossa educação, tanto para o Instituto quanto para as demais instituições envolvidas. “Vislumbramos a sustentabilidade de um projeto transformador em diferentes fases do nosso ensino em Boa Vista. Trata-se de uma estratégia que será integrada a um programa nacional de formação de profissionais, os quais irão atuar e contribuir para a construção de um ensino diferenciado, promovendo o acolhimento, a integração e a autonomia das crianças em suas comunidades escolares”, destaca.