Durante os dias 17, 18 e 19 de março, o Instituto Pirilampos realizou a exposição #Pirilampearéverbo, onde orgulhosamente celebrou seus 16 anos de dedicação à promoção da luta por inclusão social, meio ambiente e combate a extrema pobreza, bem como todo tipo de violência simbólica e toda e qualquer violação de direitos praticadas contra crianças e adolescentes em Roraima.
A exposição trouxe a público uma coletânea de fotografias e histórias dos programas e projetos desenvolvidos pela Instituição, que beneficia a comunidade local desde 2007, ano de sua fundação. Nos expositores, também foi possível conhecer a história de mulheres como Francinaria Trajano, Charana Kams, Telma Lage, Olga e Maria das Dores, que fizeram a diferença no terceiro setor e inspiraram o trabalho desenvolvido pela organização. Cada foto e história foram selecionadas com cuidado para ilustrar a jornada e o impacto positivo do trabalho na vida das pessoas.
A presidente do Instituto Pirilampos, Mariann Gonçalves, agradeceu a parceria e todos aqueles que contribuíram com a construção da instituição ao longo de 16 anos.
“Se estamos aqui comemorando tantos anos de história, é porque pudemos contar com pessoas incríveis que acreditaram nesse sonho. Agradeço a todos que fizeram e fazem parte dessa história. Tenho certeza que ainda faremos muito mais”, explicou.
O fundador da instituição, Márcio Ribeiro, dedicou parte do seu discurso a agradecer aos voluntários.
“Quando encontro com antigos voluntários e agradeço pelo tempo doado no Pirilampos, elas respondem ‘ah, mas eu só passei apenas três, seis meses’, e eu sempre destaco: era o tempo que você tinha e doou para tornar a vida daquelas pessoas melhor. Eu sou muito grato por isso”, disse.
Durante a abertura da exposição, a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – Terra Viva, Charana Kams, foi convidada ao palco e se emocionou ao relembrar da doação feita pela Startup Radix, por meio do Instituto Pirilampos.
“Quando o Márcio chegou na associação com a prensa, a gente quase não acreditou. Foi uma surpresa boa para todos nós e, hoje em dia, conseguimos agilizar o trabalho, produzir e gerar ainda mais renda às 27 famílias que fazem parte da Associação”, disse.
E como parte da celebração dos 16 anos, o curso de voluntariado 2023 foi lançado durante o evento. A coordenadora de voluntariado, Giovanna Ribeiro, destaca que através das ações, as pessoas podem se envolver de maneira ativa e participativa na solução de problemas e na promoção do bem-estar social.
“É no voluntariado que as pessoas encontram e fortalecem seu senso de pertencimento à comunidade. Aqui no Pirilampos, elas podem atuar em diversas áreas como educação, meio ambiente, clown e até mesmo na resposta humanitária. Isso faz com que, ao doar seu tempo e habilidades, se tornem agentes de mudança e inspirem outras pessoas a fazerem o mesmo”, ressaltou.
A exposição foi realizada com apoio do Roraima Garden Shopping e em breve, poderá ser revisitada virtualmente no site institutopirilampos.org.br.