Um dos eixos de atuação do Instituto Pirilampos é a ajuda assistencial a quem necessita. Para que isso seja possível contamos com a colaboração de pessoas e empresas que fazem doação de alimentos, roupas, brinquedos e materiais escolares. Também somos uma das instituições socioassistenciais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, que é considerado a maior rede de bancos alimentares da América Latina.
Só no último ano desta parceria distribuímos mais de 11,50 toneladas de alimentos, atendendo assim mais de 520 famílias em dezesseis bairros de Boa Vista. Para Regila Amorim, vice-presidente do Instituto Pirilampos, “o trabalho em conjunto com o Mesa Brasil não apenas ampliou nossa capacidade de assistência, mas também fortaleceu os laços com a comunidade e dentro dos projetos desenvolvidos. A distribuição é um ato de generosidade, mas também é uma manifestação concreta de solidariedade e empatia. A experiência de ver as famílias sendo atendidas e agradecidas por essa iniciativa reforçou a importância do trabalho social e comunitário”, relata.
Além do auxílio alimentar a centenas de famílias, a parceria com o Mesa Brasil proporcionou uma visão mais abrangente sobre as necessidades e desafios enfrentados pela população vulnerável dos bairros da nossa cidade. A falta de materiais escolares para diversas crianças e adolescentes, que estavam sem frequentar a escola é uma exemplo de demanda que também pode ser atendida com nossos esforços. Assim surgiu a campanha “mochila solidária”, que visou arrecadar neste mês de fevereiro, materiais em bom estado para serem distribuídos a essas famílias, juntamente com as cestas básicas. Adriane Silva da Costa, mãe de quatro meninos, foi uma das atendidas pela campanha, “eu agradeço muito, porque neste momento estou precisando dessa ajuda. Meus filhos estavam sem ir para escola, sem material, sem mochila, cadernos e alimentos. Agora eles vão poder voltar a estudar”, conta.
A ajuda assistencial promovida pelo Instituto Pirilampos tem o intuito de impactar positivamente na vida das pessoas atendidas e transformar o futuro da infância no nosso Estado. Regila destaca que “a experiência do trabalho voluntário, da doação, seja de alimentos, roupas, seja do seu tempo, enriquece nossa compreensão sobre a importância da solidariedade e da cooperação para criarmos comunidades mais fortes e unidas”.