Todos os anos, a cada três meses, colaboradores, voluntários e amigos do Instituto Pirilampos se reúnem para realizar uma ação que salva vidas: doar sangue. No dia 8 de fevereiro, foi realizada durante todo o dia a campanha “Abre alas que eu quero doar”, em alusão ao carnaval.
A presidente do Instituto Pirilampos, Mariann Gonçalves, destaca que a iniciativa é sempre bem-vinda, principalmente próximo de feriados, período onde cresce o número de acidentes em função de eventos que ocorrem no estado.
“Doar sangue regularmente é um dever que temos como cidadãos. Próximo de datas comemorativas, como o Carnaval, é extremamente importante que a população se sensibilize e vá até o Hemocentro realizar a doação, pois é quando os bancos de sangue ficam mais vazios. Vamos doar!”, disse.
O fundador da Instituição, Márcio Ribeiro, tranquilizou a população e garantiu que a doação de sangue é rápida e indolor.
“Se você trouxer um documento oficial com foto e atender os pré-requisitos, como estar em boa saúde e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, já pode doar. A sensação de ajudar o próximo é indescritível e além de ajudar o próximo, faz com que a gente também se sinta melhor”, destaca.
Como doar
Caso você tenha interesse em se tornar um doador e participar da próxima campanha de doação de sangue do Instituto Pirilampos, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
Ao chegar no Hemoraima, é preciso apresentar um documento oficial com foto e caso o interessado seja menor de 18 anos, é necessário que o jovem tenha o consentimento formal dos pais ou do responsável legal.
Se encaixando nesses critérios, a pessoa é cadastrada e encaminhada para a triagem, onde é realizada uma entrevista e realizado um exame rápido e indolor. Não havendo nenhum impedimento, ele é levado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.