O projeto “Laços Educativos”, realizado em 10 escolas municipais da Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o UNICEF, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Instituto Pirilampos, tem se destacado como uma importante iniciativa para promover a alfabetização e o letramento de crianças em situação de vulnerabilidade. Ao longo de seis meses de ações, o projeto atendeu crianças e adolescentes do 1º ao 5º ano. Durante o evento de apresentação dos resultados, realizado na Escola Municipal Newton Tavares, professores e bolsistas da UFRR compartilharam os impactos positivos do projeto.

A iniciativa propôs a implementação contínua de práticas pedagógicas diferenciadas voltadas para a alfabetização e o letramento, com o objetivo de acolher as dificuldades de toda a comunidade escolar. Essas escolas atendem uma grande quantidade de alunos migrantes, e os professores enfrentam desafios para alfabetizar turmas compostas por crianças de diversas culturas e nacionalidades. O projeto buscou respeitar as diferentes realidades linguísticas e culturais, criando um ambiente educacional acolhedor e inclusivo, promovendo um aprendizado lúdico e sensível às necessidades de todos.

Segundo a presidente do Instituto Pirilampos, Mariann Mesquita, “O projeto Laços Educativos é um reflexo de nosso compromisso com a educação inclusiva. Ao apoiar essas crianças, especialmente em um contexto tão desafiador como o de Boa Vista, conseguimos promover um aprendizado mais acessível e acolhedor, respeitando as diferenças e promovendo a igualdade de oportunidades para todos. É uma alegria ver os resultados dessa parceria, que demonstram o impacto positivo na vida de cada aluno atendido.”