Fora da Escola Não Pode!
Mutirão de matrículas de crianças e adolescentes no ensino formal é realizada nos abrigos da Operação Acolhida

Ao longo de todo o mês de janeiro, a campanha “Fora da Escola não Pode!” apoiará o processo de matrículas escolares de crianças e adolescentes refugiadas e migrantes que vivem em Boa Vista. As ações ocorrerão nos abrigos da Operação Acolhida, nos Postos de Triagem e em ocupações informais da cidade.

O mutirão é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com o apoio do Instituto Pirilampos, Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Organização Internacional para as Migrações (OIM), em coordenação com as Secretarias de Educação Municipal e Estadual.

Às 9h do dia 13 de janeiro, no abrigo Rondon 1, as atividades estarão abertas à imprensa, que poderá conversar com famílias e organizações envolvidas.  

A volta às aulas, marcada para 1º de fevereiro, é um momento essencial para a garantia dos direitos e para a construção de um futuro digno para crianças e adolescentes no Brasil, incluindo refugiados e migrantes. Para assegurar que nenhuma criança fique fora da escola, a campanha acompanhará as famílias na identificação, registro e seguimento dos que estão fora da escola ou alunos com risco de evasão. 

A campanha integra a estratégia da Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que beneficia tanto brasileiros quanto refugiados e migrantes. Em Roraima, a campanha nos abrigos é implementada pelo Instituto Pirilampos e conta com o apoio da ACNUR, da OIM, do Subcomitê Federal de Acolhimento e Interiorização e da Força Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida. 

Na abertura, representantes do UNICEF e do Instituto Pirilampos estarão presentes para explicar como funciona a Busca Ativa Escolar, uma metodologia e ferramenta tecnológica disponibilizada para estados e municípios no intuito de combater a evasão escolar e resgatar crianças e adolescentes que, por algum motivo, estejam fora da escola. O apoio ao processo de matrículas escolares na capital é uma das ações previstas para o calendário da BAE em Roraima. 

O que: Abertura do mutirão de matrículas escolares – A Busca Ativa Escolar nos abrigos humanitários, com representantes do UNICEF e do Instituto Pirilampos  

Quando:  13 de janeiro, 9h

Onde: Rondon 1 – Treze de Setembro, Boa Vista – RR, 69308-370

Atenção: para ter acesso ao abrigo é precisoenviar o pedidoao e-mail do Departamento de Comunicação da Força-Tarefa Logístico Humanitária ([email protected]), com cópia para  [email protected], Laís Muniz, Assessora de Comunicação do Instituto Pirilampos.