Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Este sábado, 16 de março, é considerado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas.

A data foi instituída em 2011 com o objetivo de alertar tanto a população, quanto os líderes políticos sobre a importância de realizarmos ações que reduzam o impacto das mudanças climáticas, viabilizando debates e buscando alternativas mais sustentáveis para nosso modo de vida.

Envolver as crianças e os adolescentes estimulando eventos e conversas nas escolas e em casa, relacionados com a proteção dos nossos ecossistemas, também é de extrema importância neste momento, onde estamos sofrendo com os focos de calor, fumaça e estiagem em nosso estado.

Segundo dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Roraima bateu recorde histórico de focos de calor em fevereiro, com 2057 registros, número que corresponde a 45% de todos os focos detectados no país no mesmo mês. Também estamos passando por um forte período de estiagem onde, segundo dados da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), o Rio Branco, principal abastecedor de água potável do nosso estado, chegou ao nível negativo de -0,13m.

Outros reflexos das mudanças climáticas em nosso planeta são as temperaturas extremas, tempestades ou secas intensas, desgaste e empobrecimento do solo, elevação do nível do mar e derretimentos de geleiras.

O Instituto Pirilampos acredita que promover ações que visam maneiras de viver mais sustentáveis, pode contribuir para a conscientização da população. Por trabalharmos principalmente com crianças e adolescentes, sempre levamos exemplos de boas práticas pensando nos benefícios e na qualidade de vida e saúde deles e do local onde vivemos.

Dicas de como ensinar as crianças a cuidar do planeta:
💧Ensine sobre a importância da água e como não desperdiçá-la;
♻️ Recicle seus resíduos e incentive a criança a separar também ou crie brinquedos e instrumentos com materiais recicláveis;
🌱 Cultive uma horta, um jardim ou até vasos com plantas, o importante é a criança aprender sobre a terra, os alimentos e estar integrada neste processo;
🏕 Sempre que possível faça passeios em lugares naturais, com árvores, rios, animais e ensine sobre a importância de respeitar e preservar a natureza.