Cursinho gratuito prepara jovens vulneráveis para Enem

O cursinho solidário “Acelera ENEM”, de iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e implementação do Instituto Pirilampos, anuncia o início das atividades. O objetivo é preparar os estudantes migrantes e brasileiros da rede pública estadual de ensino para o exame e facilitar o acesso ao ensino superior.

 

As aulas iniciaram no dia 3 de junho e se estenderão até 03 de novembro. Contando com professores voluntários de todo Brasil e com uma proposta inovadora, o “Acelera ENEM” oferece aos estudantes a oportunidade de participar de encontros presenciais e online, o que promove maior flexibilidade aos diferentes perfis de estudantes.

 

Por isso, a Oficial de Educação do UNICEF em Roraima, Nayana Goes, ressalta a importância de fortalecer as parcerias que apoiem na inserção dos adolescentes que vivem no Brasil em universidades.

 

“O projeto Acelera ENEM foi construído com o objetivo de fortalecer as capacidades de jovens migrantes e refugiados para acesso ao ensino superior no Brasil através da diminuição da desigualdade de acesso à informação e conteúdos que caem no vestibular. Aqui em Roraima, o projeto conta com a participação de muitos brasileiros e, também, de refugiados e migrantes venezuelanos que cruzam a fronteira em busca de um futuro melhor. A realização do sonho de ingressar no ensino superior é uma bandeira levantada por muitos, inclusive pelos professores voluntários do projeto em todo Brasil. Aqui fica o nosso agradecimento a todos que contribuem com o Acelera ENEM”, finaliza Nayana.

 

A presidente do Instituto Pirilampos, Mariann Gonçalves, destaca que o projeto busca proporcionar aulas de qualidade, focadas na aprovação. Em 2023, a equipe de professores voluntários farão acompanhamento personalizado e orientação.

 

“Os professores elaboram simulados e discutem questões relevantes, visando aprimorar o desempenho dos alunos nas provas do ENEM e nos vestibulares das universidades públicas”, explicou.

 

Os jovens participantes do “Acelera ENEM”, vão aprender conteúdos de todas as disciplinas presentes no exame.

 

“Os alunos terão acesso a conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Redação, proporcionando uma preparação completa e abrangente para esse importante exame”, pontuou a coordenadora pedagógica da Instituição, Gilmara Prado.

 

Aulas online

 

O Acelera ENEM disponibiliza ainda uma plataforma online que permite aos alunos assistir ou baixar as aulas com conteúdos específicos para proporcionar flexibilidade no acesso aos materiais didáticos. Nas aulas presenciais, serão realizados aulões por áreas do conhecimento, visando a interação e o compartilhamento de aprendizados entre os estudantes.

 

Durante os meses, os estudantes vão contar com uma equipe estratégica, que estará presente, semanalmente, para  apoiar os estudantes a seguir o cronograma de estudos, acessando a plataforma e tirando dúvidas. Além disso, serão realizados simulados que permitirão avaliar o nível de aprendizado dos alunos, e um ranking semanal será criado para reconhecer os destaques nos estudos e nas notas alcançadas.