Campanha promove atividades e passeatas de conscientização contra violência a meninas e mulheres em abrigos e escolas de Boa Vista

A campanha “16 Dias de Activismo” trabalha o tema de conscientização contra violência a meninas e mulheres e reforça o combate em abrigos e escolas estaduais de Boa Vista. A ação, que ocorre desde o dia 25 de novembro e segue até este sábado (10), é promovida pelo Instituto Pirilampos, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e recebe apoio do Súper Panas. Confira a programação abaixo.

Conforme a coordenadora de Proteção, Leila, a iniciativa é de mobilização anual e acontece em todo o mundo. São atividades preventivas realizadas através de psicólogos, que esclarecem à população sobre os tipos de violência e canais de denúncia.

“As mulheres que estão nos abrigos acham que elas não têm o direito como as brasileiras. Então a gente leva essa conscientização para elas. A gente leva onde buscar ajuda. Quais são esses canais de comunicação através de rodas de conversa que a gente está realizando”, explicou.

As equipes da campanha se reúnem com mulheres, mães e adolescentes a fim de fazê-las compreender que elas podem, sim, denunciar casos de violência. E para isso, terão o amparo necessário.

“Muitas vezes a mulher se fecha e ela não busca ajuda. Ela acha que se ela fizer uma denúncia, ela vai perder tudo. Ela vive no abrigo, ela não vai ter mais ninguém. E a gente tem levado essas atividades através de roda de conversa, atividades de conversas individuais. De escuta, que os psicólogos fazem dentro dos abrigos em parceria com outras instituições que atuam nos abrigos e, o nosso foco principal, é levar para elas que elas não devem se calar para a violência”, ressaltou Leila.

Cronograma de campanha

Passeatas de encerramento dos “16 Dias de Activismo” dos abrigos:

● Rondon 5 – 07/12 (10h);

● Pricumã – 07/12 (16h30).

● Waraotuma a Tuaranoko – 08/12 (09h);

● PRA – 08/12 (14h30);

● Jardim Floresta – 08/12 (16h);

● Rondon 1 – 09/12 (09h).